to top

Ajustando a rotina – Parte 1

DSC9491

Oi, gente!

Depois quase 6 meses de Almocinho Pra se Inspirar e cardápios semanais com um prato por dia, eu resolvi diminuir o ritmo.

Tenho trabalhado bastante e com isso minha disponibilidade diminuiu. Como já contei pra vocês nesse post aqui, eu não tenho diarista todos os dias, além do almoço faço outras coisas em casa, além de cuidar da pequena.

Continuo almoçando em casa quase todos os dias mas resolvi repensar meus cardápios e facilitar um pouco a minha vida sem perder a qualidade da alimentação. E depois de um mês nessa nova tentativa tive a ideia de compartilhar com vocês algumas medidas que adotei e que estão me ajudando!

1- Congelados

Pra começar, eu não curto muito comidas congelada e, realmente, não tenho esse hábito. Mas algumas coisas congelam super bem e ajudam MUITO no dia a dia. Vou contar pra vocês o que tenho feito!

Uma vez por mês faço diversos tipos de grãos e congelo em porções para serem usadas em um dia. Por exemplo, faço sempre:

Normalmente faço um saco inteiro de cada grão e congelo em 4 ou 5 porções em potes de plástico. E assim, posso no dia anterior, à noite, descongelar uma porção (deixo na geladeira) e de manhã é só preparar o prato que eu tiver definido.

Outro alimento que eu não me incomodo em congelar é carne moída. Muitas vezes faço 2  kilos e congelo em 2 porções.

O molho de legumes com beterraba e cenoura que já mostrei aqui também congela super bem e é uma mão na roda! Basta cozinhar um macarrãozinho e pronto!

DSC9491

2- Picar e lavar

Deixar legumes/verduras/raízes/folhas picados e lavados é uma medida que facilita bastante na hora do preparo.

Domingo à noite, quando consigo na minha rotina, é uma excelente hora para deixar picadinhos a cebola, alho e gengibre. Coloco em um pote com divisões em uma quantidade  suficiente para a semana toda.

Também lavo, pico e deixo secar antes de guardar na geladeira: salsa e cebolinha e, às vezes, coentro (quando eu for usar).

Gosto de deixar picado no dia anterior do preparo algumas coisas que não escurecem como cenoura, abobrinha, brócolis, tomate, chuchu, couve flor, batata baroa.

As folhas tenho comprado já higienizadas: espinafre, agrião …

3- Proteína

Aqui em casa não é obrigatório ter algum tipo de carne todos os dias, quase sempre faço peixe/carne/frango, mas tenho tentado diminuir para 3 vezes na semana.

Nesse último mês estou tentando otimizar sobras e excessos. A carne moída, por exemplo, fica ótima para comer no dia seguinte ao preparo. Então tenho buscado fazer pratos que combinem com ela, por exemplo, polenta em um dia e bolo de carne no outro.

O salmão, quando a peça é grande, sobra. Não muito, mas o suficiente para desfiar e fazer uma salada ou arroz com lentilha (que já está congelada). Basta cozinhar uma cenoura em água e sal, refogar com alho poró, uma pimentinha, salsinha e o almoço está completinho e pronto!

praseinspirar-13 (1)

Bom, essas são as 3 coisas que tenho feito nesse último mês para otimizar meu tempo. Quando eu tiver mais dicas eu conto pra vocês!

Ahh aproveitei e coloquei o link direto para a receitinha em alguns pratos que eu citei por aqui, tá?

Beijos!

assinatura-nanda_castello-1

Nanda Castello

Leave a Comment