Lembram desse post aqui onde contei que tinha feito uma consulta com um nutrólogo, o Dr. Guilherme Giorelli? Muita gente me perguntou o porquê de buscar esse tipo de ajuda e hoje vou explicar tudo com a ajuda de um profissional!
Primeiro vou falar um pouquinho sobre mim, tá?
Primeiro: Sim, me alimento muito bem! Sempre foi assim. Minha mãe sempre foi super rigorosa com a minha alimentação, portanto, isso é um hábito adquirido e que vem desde a minha infância. Sempre me alimentei de forma saudável!
Segundo: Não, não tenho tendência a engordar. Tenho essa sorte! Rs Se eu não me alimentar bem emagreço além da conta!
Pensando nesses dois pontos muita gente me pergunta porque me consultar com um nutrólogo. A questão é a SAÚDE. Ser magra e comer bem não significa estar saudável. E quer saber, não estou, nenhum pouco! Não vou entrar a fundo em todas as questões mas acho que vale expor um pouquinho do que está errado para servir de alerta, no mínimo.
Eu tenho tendência a ter colesterol alto, sim! Inacreditável mas é algo familiar e genético. Tenho que tomar muito cuidado com isso e estar sempre avaliando por meio de exames.
A minha dieta diária foi analisada pelo Dr. Giorelli e ele disse que está perfeita mas falta proteína! Jamais imaginei e com muitas dicas estou solucionando essa questão.
Além disso, apresentei deficiência de algumas vitaminas, nada demais, mas algo que pode ser facilmente corrigido.
Agora o principal, apresentei muitasssss alterações em todos os exames ligados a esforço físico, respiração, força … Assustador! E tudo isso resultado de 4 anos sem me exercitar, nenhuma atividade física! Esse foi um ALERTA e um “tapa na cara” de quem conseguiu enrolar por anos fugindo da academia #odeio Mas agora cheguei no limite e preciso de verdade escolher alguma coisa pra fazer, pela minha saúde!
Aos pouquinhos vou contando pra vocês as minhas escolhas!
Agora vamos ouvir um profissional? O Dr. Guilherme Giorelli escreveu um texto que justifica tudo isso que está acontecendo comigo e, com certeza, com muitas pessoas!
Você tem 30 e poucos anos, magra, bem casada e mãe de um menina linda. Não tem, nenhum, diagnóstico de doença. Porque procurar um médico? Para que se consultar com um Nutrólogo?
Algumas pessoas dirão que é loucura. Amigas, preocupadas, perguntam o porquê? Mas afinal, por que? Quais são os motivos que levam você a procurar um médico, além de estar doente?
Motivos:
1- Eu quero mais saúde.
2-Estou fazendo tudo certo?
3-Como me preparar para os próximos 20, 30 anos?
A resposta passa pelo diagnóstico de doença. Doença é uma definição médica, classicamente usada para começar a tratar um problema.
Mas será que o correto é esperar o diagnóstico aparecer e só depois querer saúde? Não existe algo que possamos fazer antes?
Existe! E o nome é prevenção.
Prevenção através da alimentação, e equilíbrio na atividade física são fundamentais! Mas também atenção para a quantidade e qualidade do sono, e à maneira de lidar com o stress da vida diária.
Todos estas questões podem e devem ser discutidas muito tempo antes de ser aberto o “diagnóstico formal” de uma doença.A prevenção deve ter em mente a característica de sua história familiar, de sua profissão e de suas relações do dia a dia.
A alimentação é o melhor remédio.
Mas não é copiando a alimentação de um amigo ou de uma revista que você terá o mesmo sucesso.
Você não é o que você come!
Você é aquilo que seu organismo faz com o que você come. Afinal cada organismo é único.
Dessa interação entre o seu organismo e a alimentação que você está oferecendo a ele, surgem muitas oportunidades ou problemas que podem nos levar para a saúde e para a doença. Mas para isso é preciso individualizar, é preciso ouvir cada história e cada pessoa.
Vamos prevenir? Bons treinos e boa alimentação.
Dr. Guilherme Giorelli
Médico Nutrólogo - rua Redentor 188, Ipanema - 2522-0889 Serviço de Diabetes e Metabologia da UERJ Diretor da Liga Nacional de Nutrologia da ABRAN Associação Brasileira de Nutrologia Fellow do International College For Advancement of Nutrition Mestre em Ciências da Saúde pelo HSPE-SP http://lattes.cnpq.br/4014809815907310 INSTRAGRAM @drgiorelli
Roberta
Oi! Me identifico muito com seus posts e estou a procura de um medico. Se possivel, sera que vc poderia dar mais info sobre o medico (valor da consulta se possivel)
Obrigada!