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Quinoa

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Chia, quinoa, óleo de côco … O assunto do momento partem das healthy bloggers. Eu torço para que isso não seja só uma fase, porque cuidar da alimentação e do nosso bem estar deveria ser algo permanente e natural.

Hoje vou falar da quinoa, alimento que além de ter muitos benefícios,  é uma delícia e tem uma infinidade de receitas.

Descobri a quinoa quando estava grávida (e faminta) e procurei uma nutricionista para me orientar. Comecei a usar a quinoa como substituta do arroz, pois além de ser uma ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico , ela é rica em fibras o que garante a saciedade e ajuda no funcionamento intestinal. Gostei tanto que virou um hábito e hoje em dia faz parte do meu cardápio.

A quinoa é considerada o melhor alimento de origem vegetal do mundo. Ela tem um alto valor biológico, isso quer dizer que possui uma enorme quantidade dos aminoácidos essenciais para o corpo humano. A quinoa tem a combinação de aminoácidos do arroz e do feijão juntos! Rica em proteínas, é um alimento super indicado para quem pratica exercícios físicos por ajudar a fortalecer a musculatura.

Ela é encontrada na versão farinha, flocos e grãos. A farinha pode ser colocada diretamente em sucos e frutas. Eu consumo a quinoa em grãos e o modo de preparo é  quase sempre o mesmo, o que varia são os ingredientes que adicionamos. Fica muito gostosa! Aos poucos vou postando várias receitinhas pra vocês.

A primeira é um Quinoto de shimeji, alho poró e tomate cereja.

RECEITA DE QUINOTO DE SHIMEJI, ALHO PORÓ E TOMATE CEREJA

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Foto: Pra se Inspirar |Por Nanda Castello|

Ingredientes

  • 1 xícara de Quinoa
  • 1 alho poró
  • 1 bandeja de Shimeji
  • 1 xícara de Tomate cereja
  • Salsa e cebolinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite
  • Shoyu a gosto

Modo de fazer

  1. Colocar em uma panela quinoa, sal e completar com água até dois dedos acima dos grãos. Deixar cozinhar em fogo baixo até que água seque. Sal a gosto.
  2. Em uma frigideira refogar cebola e alho poró com azeite, acrescentar o shimeji e mexer até o que ele solte um pouco de água. Colocar o shoyu e mexer mais uns minutinhos tomando cuidado para o shimeji não cozinhar demais.
  3. Juntar o shimeji, a quinoa e o tomate cereja fatiadinho. Misturar tudo, colocar azeite, salsa, cebolinha e está pronto!

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Nanda Castello

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