to top

Rotina e Organização – Parte 1

mercado

Oi gente!

Um dia desses postei o cardápio com as minhas escolhas para os almocinhos da semana e uma leitora me perguntou como eu fazia para organizar esse menu.

Achei a pergunta tão bacana que virou post! :) Hoje vou contar pra vocês como eu organizo a parte de mercado e refeições aqui em casa.

Pra começar, não tenho ninguém que faça a parte de comida pra mim. Uma vez por semana tenho uma faxineira que dá  uma boa limpeza na casa, lava banheiros e cozinha, troca roupa de cama e toalhas e passa roupa também. Aqui em casa é tudo muito organizado graças a minha personal organizer (minha mãe que volta e meia vem aqui e me socorre dando uma geral nessa parte), então a diarista passando o dia todo aqui consegue fazer tudo.

Além do custo absurdo desse tipo de serviço, me incomodo muito com pessoas estranhas dentro de casa. Não moro em uma mansão e como o meu trabalho como fotógrafa me permite ficar bastante em casa, acho muita gente e muito tumulto. Enrola toda a minha rotina!

Ahhhh a rotina! Isso vai render outro post! É claro que é muita coisa pra fazer, MUITA! Cuidar da minha filha, marido, casa, cachorra, peixes e hamster. Meu marido acha que isso aqui é um zoológico e cada dia traz um bichinho novo pra Mariah. Socorro! Pra conseguir fazer isso tudo do jeito que eu gosto, tive que me reinventar e criar hábitos que me ajudam bastante no dia a dia. Aiii falo sobre isso no próximo post, tá?

Vamos ao mercado e cardápio!

IMG_6796

Todo começo de mês (isso é, quando vira o cartão) eu vou ao mercado e faço uma compra grande onde compro os produtos mensais de limpeza, parte de laticínios (por exemplo, 4 requeijões, 4 cream cheese, margarina, 3 cremes de ricota, cottage, tofu, pasta de grão de bico, 8 iogurtes naturais …) As quantidades eu fui calculando ao longo do tempo e hoje em dia sei certinho a quantidade que uso de cada coisa. Também compro a parte de legumes que não estraga com facilidade em maior quantidade, por exemplo, cebola, todos os tipos de batata, cenoura, chuchu, abobrinha, beterraba … Em relação as carnes, também tenho uma noção do quanto vou precisar por mês. No menu semanal sempre faço carne moída, picadinho e um tipo de peixe, mas não gosto de congelar os peixes. Então esses eu compro toda semana no mercado! Com certeza esqueci de falar sobre várias coisas, mas a ideia que eu quero passar é que nessa primeira compra eu consigo adiantar bastante coisa!

Aos domingos gosto de ir ao mercado para comprar as frutas e o peixe da semana. Mariah come muita fruta, pelo menos umas 3 por dia, então tem que estar sempre de olho pra não faltar nada. Laranja, banana, maça, pêra, manga, maracujá, limão, goiaba, mamão, melancia … não dá pra comprar em grande quantidade, as frutas tem que estar fresquinhas assim como verduras e ervas (brócolis, espinafre, salsinha, cebolinha, hortelã, couve flor, coentro …). Todaaaa semana eu compro tudo isso!

Tenho muita agonia de abrir a geladeira e estar vazia e a fruteira sem frutas! rs

IMG_5163

Agora vamos falar sobre o cardápio!

Primeiro vou contar um segredo: eu tenho pânico de panela de pressão e posso dizer que NUNCA usei na vida! Por isso, minha mãe  faz feijão toda semana e deixa aqui em casa! Outra coisa, eu não consigo comer comida requentada, sei que é frescura e que dá muitoooo trabalho mas ainda assim prefiro cozinhar todo dia e ter a minha comida gostosa e quentinha saindo da panela. E para isso na maioria das vezes adianto algumas coisas à noite (conto no próximo post).

Para fazer o menu, tenho algumas ideias que me ajudam:

Acompanhamentos

Penso sempre em cada item desses:

  1. Batatas: Gosto de variar as batatas: baroa, inhame, doce e inglesa. Procuro não repetir o mesmo tipo durante a semana e também quando tem batata não tem arroz e vice versa.
  2. Legumes e verduras: brócolis, abobrinha, couve flor, berinjela, chuchu, cenoura e abóbora são os que mais uso. Procuro fazê-los de diferentes maneiras. (eu enjoo muito fácil das coisas, tenho que inventar sempre alguma coisa nova)
  3. Arroz: Quase sempre integral ou 7 grãos, mas sinceramente, faço muito pouco! Uso muito a quinoa!
  4. Feijão: sempre tem, como falei, minha mãe que faz.

Carnes

Segunda feira é dia de peixe! Vario entre salmão, tilápia e pescadinha, são os que encontro com mais facilidade no mercado.

Nos outros dias faço carne moída, picadinho com legumes, frango … Aí vai depender de quanto tempo vou ter, do que vai dar mais ou menos trabalho…

Quinoa 

Todo mundo aqui em casa gosta de quinoa e pode ser feita de tantas maneiras. Tenho uma infinidade de receitas que quero testar ainda

Cuscuz marroquino

Eu juro que achava que fosse a coisa mais complicada do mundo. Depois que fiz a primeira vez perdi o medo e agora ele faz parte do menu. Quase todo final de semana faço de um jeitinho diferente. É muito rápido, versátil e gostoso!

Receitas

Além de estar sempre de olho em novidades e testando mil receitinhas, gosto muito de variar o cardápio. Procuro sempre fazer coisas diferentes como bolinhos, risotinhos e coisinhas que sejam gostosas e saudáveis

Fritura

Odeio, suja muito, a casa fica com cheiro de óleo. Não faço nunca!

Forno

Amoooo usar o forno! Berinjela e abobrinha eu faço sempre no forno com tomate e cebola, fica uma delícia.

Também gosto muito de colocar as batatas e a abóbora no forno para ficarem douradinhas. Dá outro sabor e cara para a comida

Bom, não tenho tantas regras assim, na verdade são hábitos que fui adquirindo e que fazem parte da minha rotina. Espero que com tudo isso vocês possam também ver o que funciona melhor na casa  e no dia a dia de vocês!

Gostou do post? Clique no botão amei e deixe um comentário. Vou amaaar!

assinatura-nanda_castello-1

 

 

Nanda Castello

  • Carlota

    Oi Nanda!
    Já amei e era o que precisava, dicas pra se organizar melhor trabalhando em casa.
    Obgdão, bjs

    4 de fev 2015 at 9:36 Responder
  • Nathalia T.

    Adorei o post!
    E eu que sou dona de casa há pouco tempo adoro entender melhor as técnicas dos outros para poder criar a minha! =)

    Beijos

    4 de fev 2015 at 11:10 Responder
  • Pimenta e Limão

    Ai nanda, a gente é mt gêmea! Não na parte da organização, isso ainda falta muito pra mim, mas eu também morro demedo da panela de pressão e minha mãe que faz o feijão! Mas tava querendo vencer esse medo e compra uma linda amarela pra me incentivar, rs

    4 de fev 2015 at 13:20 Responder
  • sandra willerding

    Nanda adorei.És o máximo.Beijo .
    Estou esperando os próximos posts.

    4 de fev 2015 at 17:53 Responder
  • Juliana Sanches

    Amei…!!! Louca pelos próximos… Vc é nota 1000!! Bjos

    4 de fev 2015 at 19:29 Responder
  • Kathia Carvalho

    Amei o primeiro post… Super ansiosa para ver os próximos! Tenho uma “princesa gatinha” ( como chamo minha filhota de 2 aninhos) e amamos suas receitinhas.

    4 de fev 2015 at 20:13 Responder
  • Emanuelly Ingrid

    Oi Nanda! Por aqui eu TB não uso panela de pressão e a minha filha ama feijão o jeito é fazer duas ou três vezes na semana, aqui TB não temos o hábito de comida requentada meu marido nunca gostou e minha filha puxou muito a ele,rsrsrsr…o seu marido almoça em casa?
    To adorando esses posta envolvendo comidinha, cada, rotina, ai que maravilha, ansiosa pelos próximos. A Mariah vai pra escolinha esse ano?
    Bjs

    5 de fev 2015 at 0:58 Responder
  • Mary Brancatte

    Nanda, me vi exatamente em você falando da diarista e de pessoas trabalhando em casa… hahahahahahaha. Eu teria escrito exatamente igual e com as mesmas palavras. prefiro ficar mais cansada, mas ter o controle de tudo (fico o pó né? mas não troco… pelo menos por enquanto… rsrsrsrsrsrs)

    5 de fev 2015 at 13:26 Responder
  • Renata

    Nanda adoro seus posts!!! Esperando ansiosamente pelo post de como é a sua rotina de casa!! Ainda estou me adptando a não ter funcionária todos os dias em casa! Bjs!

    15 de fev 2015 at 12:19 Responder
  • Ana Miotti

    Oi Nanda! Li esse post só agora é vi que não usa panela de pressão….rs.
    Eu morria de medo quando não cozinhava mas quando assumi minha casa não teve jeito. Enfrentei e consegui! Tenta. E eu uso pra varias coisas…..Luiza adora milho cozido e é bem
    Mais rápido. Quando cheguei aqui nos EUA corri logo
    Pra procurar e achei na Amazon. Mas não fiquei sem não.
    Adorei o post. Hoje penso o mesmo sobre funcionaras em casa. Vivendo aqui não tenho ajuda de ninguém mas acho que estou bem mais tranquila dentro de casa só com Luiza. Já falei pro marido que ele corre o risco de eu querer um ape bem pequenino quando voltar só pra eu cuidar sozinha….kkkk. Beijos.

    17 de fev 2015 at 23:05 Responder
  • PATRICIA

    Amei esse post! E vou começar a testar suas receitinhas! Aqui em casa me preocupo muito com a saúde das crianças (tenho uma menina de 10 e um menino de 2 anos) e só procuro fazer coisas saudáveis, como vc, mas me parece que não vejo em seus posts salada… vc não consome verduras cruas em saladas? Fiquei curiosa, pois amo salada e sempre estou procurando receitinhas delas. Bjo! Que Deus te abençoe e te ilumine sempre!

    26 de fev 2015 at 23:53 Responder
  • Rosemery Fernandes

    Ebaaaaaaaaa, adorei esse post. Tb tento ser bem organizada em casa, mas n faço compra de mês na verdade faço ao contrario de vc, penso primeiro no cardápio depois penso no que comprar. O problema é quando eu mudo de ideia e n quero mais comer o que me programei pra fazer, rsrsrsrsrsrsrsrs
    Faço mercado 1x na semana e hortifruti tb
    Tb n gosto de comida requentada, amo comida fresquinha, mas nem sempre dá

    11 de mar 2015 at 15:08 Responder
  • mariana

    nanda também tenho pavor de panela de pressão e o que me salvou foram aquelas panelas de pressão elétricas. agora faço feijão, carne assada ensopados e sem a preocupação de algo dar errado, pois se a agua secar ou a válvula entupir ela desliga automaticamente.

    bjs

    17 de mar 2015 at 12:16 Responder
  • Karin

    Muito Legal de sua parte compartilhar tuas experiências. Eu não tenho panela de feijão e amo feijão. Eu coloco 1 xícara de molho no dia anterior deixo de molho por mais de dezoito horas e troca a água umas 3 ou 4 vezes. Fervo numa panela de cerâmica ou panela de barro por uma hora mais ou menos, varia com a qualidade do feijão.
    Obrigada pelas dicas.
    Abc.

    25 de abr 2015 at 23:23 Responder

Leave a Comment