to top

{Troca de Receitas} Salada de Harusame

_DSC6238

Mais uma rodada da nossa Troca de Receitas!
Hoje a receitinha veio do Blog Mami e Mais, sou leitora do blog e super fã da filhinha fofaaaa da Mari, a Nina. Entre as postagens com dicas e com o dia a dia de mãe, surgem receitinhas deliciosas e práticas.

A minha escolhida foi a Saladinha de Harusame, um macarrãozinho transparente que lembra o Bifum, que já postei aqui.

_DSC6238

Eu sou muito curiosa e sempre faço uma busca básica no Google para saber como é feito, o que é … Para quem se interessar, vou colocar um textinho falando um pouquinho sobre o harusame.

“O harusame, que na tradução literal significa “chuva de primavera” foi criado pelos chineses e depois foi introduzido no Japão, na Coréia e em outros países do Sudeste Asiático.

De início eram feitos de farinha de trigo, mas depois passou se a produzi-las igualmente de trigo sarraceno, de amido do feijão chinês mung, o mesmo com o qual se produz brotos, de amido de arroz, de batata, de batata-doce, de soja ou de cará.

Hoje o harusame é feito de amido de arroz, de batata, de batata-doce ou, ao estilo chinês, de amido de feijão mung. Graças aos imigrantes japoneses, hoje o harusame é um ingrediente já incorporado aos hábitos brasileiros.

Os fios podem ser achatados ou arredondados, mas não vêm em ninhos. Crus, são translúcidos, porém, depois de cozidos ou de demolhados em água fervente, se tornam quase transparentes. Podem ser usados de várias formas.

Cozidos em água quente fora do fogo, tornam-se elásticos, macios e flexíveis e entram no recheio de rolinho-primavera. Embora tenham sabor neutro, absorvem sabores facilmente, o que faz deles ótima escolha para muitos pratos, desde que recebam algum molho ou temperos.”

Chega de blábláblá e vamos a receitinha que é uma delícia, super refrescante e levinha! Perfeita para o Verão! Gostei muito e com certeza, farei sempre!

RECEITA DE SALADA DE HARUSAME

Ingredientes

  • 50 g de harusame
  • 02 ovos batidos
  • 01 cenoura ralada
  • 01 pepino japonês cortado em rodelas finas
  • 04 unidades de Kani Kama
  • Gergelim para polvilhar
  • 02 colheres de sobremesa de sal
  • 04 colheres de sobremesa de açúcar
  • 02 colheres de sobremesa de ajinomoto
  • 01 colher de café de óleo de gergelim
  • 1/4 de copo de vinagre claro (usei o de arroz)
_DSC6119

Essa foi a marca de Harusame que usei.

Aonde encontrar Harusame?

Ele é facilmente encontrado em lojas de produtos orientais e naturais. Aqui no Rio eu comprei na Casa Vitana.

Modo de Preparo

Para começar corte o pepino em rodelas e coloque em um recipiente com sal e misture bem. Deixe o pepino nessa salmoura por mais ou menos 20 minutos.

Rale as cenouras.

Corte o  kani em tirinhas.

Faça uma omelete fininha com os ovos batidos e corte em quadradinhos ou tirinhas.

Harusame

Coloque o harusame cru em uma panela com água fria e leve ao fogo. Após a fervura, deixe cozinhando por 5 minutos. Vocês vão notar que ele vai ficar bem transparente e bem grudento.

Lave-o abundantemente com água fria e vá soltando os fios com as mãos até fiquem bem separados.

_DSC6160

Tudo prontinho, agora vamos montar a salada da seguinte maneira:

  1. Primeiro coloque o harusame, depois a omelete picadinha, a cenoura, o pepino, o kani e por fim salpique gergelim. Leve a geladeira.
  2. Prepare o molho misturando  o sal, o açúcar, o ajinomoto, o óleo de gergelim e o vinagre. Acrescente à salada somente no momento de servir sem mexer para não desfazer as camadas.

Harusame1

_DSC6208-001

Além de ser delicioso, o prato tem um colorido lindo!

Uma super dica é servir como entradinha em mini porções!

_DSC6228

Gostou do post? Clique no botão Amei ou deixe um comentário! Vou amaaar!

assinatura-nanda_castello (1)

Nanda Castello

Leave a Comment